Você está por dentro do Selo de Qualidade da ANATEL? Entre os meses de Julho e Agosto de 2021, a ANATEL anunciou a divulgação de seu “selo de qualidade” para serviços de telecomunicações que começará a vigorar em 2023, após coleta de dados realizadas durante todo o ano de 2022.
Um dos fatores que contribuem para o aumento da preocupação com a qualidade dos serviços de Telecomunicações prestados é o declínio da satisfação dos consumidores com a banda larga fixa que, em 2020, apresentou os piores índices de reclamações segundo a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da ANATEL.
Saiba mais sobre o Selo de Qualidade da ANATEL e seus principais pontos.
O que é?
O Selo de Qualidade, também conhecido como RQUAL – acrônimo para Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações – classifica o nível de qualidade de diversos serviços prestados e tem como foco, avaliar as condições de qualidade vivenciadas pelos consumidores. A seguir, conheça quais índices que irão compor o RQUAL.
Índices que compõe o Selo de Qualidade
O RQUAL leva em consideração 3 principais pontos: Índice de qualidade percebida, índices de qualidade de serviço (velocidade, atendimento ao consumidor, etc.) e índice de reclamações dos usuários.
O Selo possui 5 níveis, que vai do nível mais alto (nível A) ao mais baixo (nível E) e serão aplicados por serviço da prestadora em cada uma das praças em que atua.
Quem deve participar?
O Selo de Qualidade da ANATEL é, em um primeiro momento, obrigatório a operadoras com mais de 5% de Market Share e opcional aos PPP’s. Mas, a agência incentiva a participação das empresas menores, visando a oportunidade de que o serviço destas empresas tenha maior visibilidade, aumentando a competitividade no setor.
Quais os principais desafios?
As prestadoras de pequeno porte (PPPs) que optarem por participar do Selo, deverão adotar as medidas operacionais de coleta e envio de indicadores, assim como adequar-se à providências contratuais e se prepararem para possíveis custos, como com a criação de uma ouvidoria própria.
O Selo irá medir a velocidade real do serviço e exigirá, para o selo A, velocidade mínima de 10Mbps o que é um desafio em muitos lugares que ainda possuem uma estrutura de conexões mais antigas, por isso, é de extrema importância começar a se preparar para o futuro e investir em materiais prontos para te atender, como os cabos ópticos.
E você? Está preparado para o Selo de Qualidade da ANATEL?