A Nomenclatura de Cabos Ópticos foi definida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), para que fosse possível diferenciar cada modelo de cabo. Atualmente, existem no mercado dezenas de modelos de cabos ópticos que variam de acordo com a sua forma de aplicação, a quantidade de fibras, tipo de instalação e demais necessidades do cliente. Saiba como identificar cada um deles abaixo.
Rede aérea Auto Sustentada
Primeiramente, os cabos de fibra óptica para uso aéreo auto sustentado são identificados como:
Alguns cabos com esta configuração são: ASU e AS KP.
Rede aérea auto sustentada para Longos Vãos
Já, em redes do tipo aérea (Auto Sustentada) para Longos Vãos, a nomenclatura usada é:
Rede subterrânea em dutos ou área espinada e rede diretamente enterrada
Para os cabos ópticos de redes subterrâneas em dutos, aérea espinada ou diretamente enterrados, a identificação é formada por:
Rede de Acesso ao Assinante
Por fim, os cabos de rede de acesso ao assinante, como os cabos Drop, são identificados como:
Portanto, entender a nomenclatura de cabos ópticos é essencial, pois torna mais fácil a identificação dos cabos a serem instalados em sua rede, até mesmo, em casos de manutenção de cabos já existentes.
Você sabia?
A ZTT Cable conta com uma variedade de cabos ópticos em seu portfólio. Todos os cabos tem suas fibras 100% testadas e, também, são certificados e homologados de acordo com as normas da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). Escolha quem pode trazer sempre a melhor qualidade para sua empresa, escolha ZTT.
Desenvolvido por Amanda Suave – Marketing ZTT Cable.