Uma realidade não tão distante, e que até pode parecer assunto para filme de ficção. Provavelmente você já deve ter escutado muito sobre o Metaverso. Essa revolução do mundo digital vem sendo muito discutida, e algumas marcas já tem até investido alguns milhões se aventurado nesses mundos virtuais.
Mas o que seria esse tal de Metaverso? Onde fica isso? Pra que serve? Como eu posso ter essa experiência? Preciso de algum equipamento ou tipo de conexão específica? São muitas as perguntas que devem surgir quando você se depara com o assunto.
Então vem com a gente entender um pouco mais sobre essa nova tendência de imersão e como você provedor pode se preparar para essa nova frente digital.
O que é o Metaverso?
O Metaverso nada mais é do que um ambiente virtual, onde pessoas podem realizar interações sociais e até econômicas. Para isso, se faz o uso de tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada. Quem o acessa pode ter uma experiência imersiva simulando um ambiente real. No futuro, o Metaverso busca a conexão entre a vida física a vida digital de forma integrada. Ou seja, as suas realidades física e digital estarão completamente interligadas, uma complementando a outra.
É possível navegar por cidades inteiras, criadas no ambiente virtual de forma interativa e hiper-realista, por meio de um avatar customizável pelo usuário. Por meio dele você interage com o ambiente e outras pessoas (avatares), seja no trabalho fazendo reuniões, ou até mesmo fazendo compras, assistindo a eventos musicais, enfim, praticamente tudo o que você faria em um ambiente real.
E o que há de novo nisso?
Quem já ouviu falar do The Sims ou Second Life, deve estar se perguntando qual a novidade em tudo isso. Pois é, o conceito pode ser muito parecido, mas a diferença está no avanço da tecnologia.
Hoje, a construção desses mundos virtuais se baseia em plataformas de código aberto apoiadas em blockchain, que garante a segurança e a confiança dos dados e informações. Ou seja, qualquer um pode desenvolver aplicações dentro do sistema, otimizando ou criando novas funcionalidades. Além disso, o blockchain permite a interoperabilidade, permitindo assim que ativos digitais transitem entre diferentes mundos, independente da linguagem adotada.
Como eu posso acessar o Metaverso?
Muita coisa ainda vem sendo desenvolvida, mas algumas plataformas como Decentraland e The Sandbox já podem dar alguma visão de como esses mundos virtuais operam. Neles é possível criar o seu avatar, um item indispensável para você transitar nesse mundo. Além disso, gadgets como óculos de realidade aumentada são essenciais para aproveitar a completa imersão nessas plataformas.
É sugerido também que se tenha uma carteira digital, que funciona como uma conta, onde é armazenado todos os seus bens digitais (nomes, colecionáveis, terras, etc). Por meio dessa carteira digital é possível também acessar a plataforma em diferentes devices.
O que você provedor de internet tem a ver com isso tudo?
Um dos maiores desafios da implementação do Metaverso é a sincronia entre os que estão imersos nesse mundo, e também a reprodução do ambiente em alta resolução. E esses dois fatores irão exigir cada vez mais qualidade de conexão.
Devido a isso, esse tipo de tecnologia vai demandar uma maior banda e uma menor latência. E com cada vez mais usuários adotando esse tipo de plataforma, sairão na frente aqueles que prezam pela qualidade do seu serviço e de sua rede.
Por isso, é importante adotar em sua rede produtos que sejam certificados e testados, e que tenham garantia de procedência.
A ZTT possui uma linha completa de Cabos Ópticos que são desenvolvidos com a melhor fibra do mercado, que oferece menor latência. Além disso, detém a tecnologia de toda a cadeia de produção do cabo óptico, o que garante a confiabilidade e eficiência do material.
E para aqueles que ainda buscam a estabilidade do sinal de sua rede, a ZTT possui também em seu portifólio a melhor solução em armazenamento de energia que existe no mercado: as Baterias de Lítio LifePO4. Possuem maior durabilidade, maior densidade de energia e menor tempo de recarga, trazendo mais eficiência à sua rede.
Quer saber mais?
Conheça nossa linha de produtos em www.zttcable.com.br .
Por: Vanessa Müller
Fontes: Telesintese, ValorInvest, UFSC, Rockcontent.