Os Cabos de Fibra Óptica subterrânea vêm sendo uma alternativa em grandes cidades, como São Paulo por exemplo, onde a quantidade de instalações aéreas são predominantes e poluem visualmente o ambiente. Mas seus benefícios vão além da estética visual. Cabos Ópticos enterrados trazem maior segurança contra furtos e conexões clandestinas, além de estarem mais protegidos contra possíveis rompimentos devido a acidentes ou intempéries.
Como já sabemos, é possível enterrar os Cabos de Fibra Óptica por meio de processo que pode ser feito em contato direto com o solo ou através de dutos, dependendo do modelo do cabo. Ao planejar a instalação de Cabos de Fibra Óptica enterrados, alguns pontos devem ser avaliados. Um dos pontos cruciais é a análise do solo e da área em que o cabo será instalado, para a escolha do melhor método de instalação. A partir desta avaliação é definido se haverá a necessidade de proteger os cabos através de dutos, ou se eles poderão ser diretamente enterrados.
O Cabo ARE da ZTT, por exemplo, pode ser utilizado para aplicações subterrâneas enterradas diretamente em contato com o solo ou dentro de dutos. Uma ótima opção para quem quer diminuir custos com instalação, porque pode ser diretamente enterrado.
Em seguida, apresentamos 4 métodos de instalação de cabos subterrâneos mais utilizados.
Lançamento com Bobina Fixa
Primeiramente, o lançamento com bobina fixa é recomendado para terrenos acidentados ou em declive. Neste método de instalação, o cabo é lançado com a bobina por um cavalete que deve estar localizado no ponto mais alto do terreno. Depois disso, já no fundo da vala devem ser colocados roletes que irão facilitar o deslocamento do cabo ao longo do trecho, o que não gerará esforços sobre o cabo durante seu lançamento. Ou seja, lançamento pode ser feito de forma manual ou mecânica.
Lançamento com Bobina Móvel
Quando houver espaço para deslocamento ao lado da vala, o lançamento com Bobina Móvel é indicado. O cabo deverá ser estendido ao lado da vala durante todo o percurso, utilizando veículos equipados para o lançamento e, com um cavalete para bobina, o cabo deverá ser depositado na vala.
Método mecanizado – “Pull Down”
No método “Pull Down” utiliza-se um reboque fixo. Primeiramente, é instalado uma bobina com o cabo óptico, desenrolado por um trator que faz o lançamento direto do cabo.
Método mecanizado – “Chute Plow”
Por último, o método “Plow” é o mais utilizado para as instalações. Neste método, é utilizado um trator com arado especial que faz a abertura da vala e realiza a colocação do cabo em seu interior.
Seja qual for o método utilizado, é recomendada a realização periódica de medições ópticas do cabo. E isso deverá ser feito durante o tracionamento, acomodação da vala e durante o aterramento e compactação final do solo, a fim de averiguar qualquer anomalia decorrente da instalação.
Ficou com alguma dúvida ou precisa de mais informações sobre o Cabo ARE da ZTT?
Não deixe de entrar em contato com a nossa equipe de vendas. Basta preencher o formulário abaixo.
Aguardamos o seu contato!