Falamos muito por aqui sobre cabos de fibra óptica para redes de telecomunicações, mas você sabia que os cabos ópticos podem ser usados em outras aplicações? O Cabo OPGW (do inglês Optical Ground Wire), é conhecido por obter dupla função: a de cabo para-raios e comunicação óptica. Em outras palavras, são cabos para-raios que contém fibra óptica em seu núcleo, tornando seu uso viável para a transmissão de dados e, assim, suprindo demandas de comunicação.
Como são instalados?
Antes de mais nada, considerando a função dos cabos OPGW como para-raios, sua instalação é feita no topo das linhas de transmissão.
Além da proteção contra cargas atmosféricas em redes de alta tensão, esses cabos são muito resistentes e suportam tensões mecânicas como ventos fortes e demais variações climáticas.
Composição
Ao passo que, o cabo OPGW possui fibra óptica em seu núcleo, que é revestido por aço inoxidável e cercado por camadas simples ou duplas de liga de alumínio ou aço galvanizado. São estas camadas as responsáveis pela função de para-raios dos cabos.
Velocidade, segurança e eficiência na entrega de dados
Primeiramente, quando falamos sobre a função que exercem na comunicação óptica, devemos considerar o crescimento na demanda de distribuição de internet no Brasil. Os cabos OPGW foram desenvolvidos para percorrerem longas distâncias, de modo seguro contra falhas ou vandalismos.
São nesses cabos que são instaladas as esferas de sinalização, que servem para sinalizar redes de alta tensão em locais sujeitos a voos de aeronaves, helicópteros e balões.
Cabos OPGW ZTT
A ZTT possui o maior complexo de OPGW no mundo. No Brasil, ampliou sua atuação no mercado de energia, ao implantar sua primeira linha de cabos OPGW no país, que é fabricada na unidade fabril de Marechal Deodoro/AL, desde 2017.
Por fim, como todos os cabos ópticos da ZTT, os cabos OPGW também são homologados pela ANATEL.