Seja diretamente enterrada ou através de dutos, a fiação subterrânea pode abranger toda a rede de cabos elétricos, como também a de cabos ópticos. Do ponto de vista da infraestrutura urbana, as vantagens vão além da estética visual. Já falamos aqui que sim, é possível enterrar cabos de fibra óptica. Mas vamos falar dos benefícios dos cabos ópticos subterrâneos?
Maior proteção a variações climáticas e outros desastres
Os cabos ópticos subterrâneos são menos suscetíveis à danos causados por variações climáticas como raios, ventos fortes e chuvas. Tais instalações não tem problemas de descarga na rede elétrica, diminuindo a ocorrência de apagões de energia e possíveis danos às redes de internet, além de reduzir à probabilidade de quedas de raios diretamente na rede, reduzindo o risco de incêndios.
Vale ressaltar que, em instalações aéreas, existem riscos de danos causados por linhas de pipa, passagem de veículos altos, queimadas e, por incrível que pareça, a presença de animais que podem se apoiar nas redes aéreas, o que ocorre muito em áreas rurais.
Menor risco a danos causados por manutenções na rede de distribuição
O espaço nas redes aéreas é dividido com outras instalações, por isso, existe um maior risco de danos causados por eventuais manutenções na rede de distribuição. Quando falamos da instalação de cabos ópticos subterrâneos, o risco tende a ser menor.
Maior economia
Mais um benefício que os cabos ópticos subterrâneos trazem é a maior economia. Estas instalações têm isenção ao pagamento do direito de passagem por estradas vacinais, menores custos com ferragens e, por não serem instaladas em postes, estão isentas do pagamento para o uso dos mesmos.
Facilidade e praticidade de instalação
Os cabos ópticos subterrâneos são considerados mais práticos na hora da instalação. Atualmente, 4 métodos são mais utilizados para este tipo de instalação:
- Lançamento com bobina fixa;
- Lançamento com bobina móvel;
- Método mecanizado “Pull Down”
- Método mecanizado “Chute Plow”
Instalação preparadas para o futuro
O futuro está batendo à nossa porta. O advento do 5G demandará instalações mais densas de cabos ópticos, o que irá sobrecarregar as redes de distribuição aéreas tanto visualmente quanto mecanicamente. Portanto, os cabos ópticos subterrâneos são tendência para esta nova realidade, uma vez que possuem uma maior capacidade para instalação, que é mais um benefício além dos já citados.
Ao se planejar a construção de uma rede, é de extrema importância escolher o modelo ideal para cada aplicação. Conheça abaixo os cabos ópticos da ZTT para instalações subterrâneas:
CABO ARE – Com proteção anti-roedor
O Cabo ARE possui proteção contra compressão e ataque de roedores, ideal para aplicações subterrâneas em contato direto com o solo. Por dispensar o uso de dutos, há uma maior economia em sua instalação. Sua estrutura é composta por até 144 fibras.
CABO DD – Para Dutos
O Cabo para Duto ou, Cabo DD, como o próprio nome já diz, é ideal para instalação em dutos, sua estrutura é composta por até 144 fibras.