Estamos prestes a viver a pior crise hídrica dos últimas 91 anos. Com os reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste chegando a níveis críticos, a previsão é que iremos superar os níveis de 2001, quando os reservatórios chegaram a 15,5% de sua capacidade. Na época, medidas de racionamento extremas foram adotadas como, por exemplo, os apagões programados pelo governo federal que duraram cerca de 9 meses.
E como a crise hídrica afeta o setor de telecomunicações?
Ainda que a possibilidade de medidas extremas, como apagões programados, esteja descartada, o aumento na conta de energia já é real. Com a criação da bandeira vermelha II, as tarifas sofreram um aumento de 50% e, para os provedores, isso significa aumento no custo de operação de um servidor. Seja pela eficiência dos equipamentos ou pela necessidade do uso de ar-condicionado para a refrigeração das baterias de chumbo convencionais (Pb), esse aumento tende a ter um maior peso na conta do provedor, uma vez que há um maior consumo de energia no próximo trimestre devido à elevação das temperaturas no verão.
Primeiramente, deve-se ter em mente que os equipamentos de telecomunicações podem ser considerados como ‘operação de missão crítica’, ou seja, demandam elevada disponibilidade de energia para seu funcionamento. Sendo assim, em uma eventual falha no fornecimento de energia, tais equipamentos necessitam de baterias robustas, com alta capacidade de ciclagem e elevada confiabilidade de operação a fim de manter a rede ativa.
Por que as baterias de lítio são uma solução?
As Baterias de Lítio (LFP) apresentam vantagens quando comparadas às baterias de chumbo. Seu design compacto permite a instalação em rack 19”, com menos de 40kg para um único sistema 48V 100Ah, o que corresponde à 1/3 de um sistema na tecnologia de baterias de chumbo.
Além disso, as Baterias de Lítio ZTT contam com um sistema de gerenciamento (BMS – Battery Management System). Através deste sistema, é possível obter a leitura do estado de saúde da bateria (SoH) e ciclos já realizados. Assim, é possível eliminar a necessidade de descarga para conferência de autonomia e dispensar a disponibilidade de um técnico em campo para a realização de eventuais testes.
Sendo assim, a melhor forma de proteger a sua operação contra cortes no fornecimento de energia é investir em soluções de alta tecnologia e segurança. Além das vantagens já apresentadas, as Baterias de Lítio ZTT LiFePO4 são livres de manutenção e, ainda, contam com 5 anos de garantia.
A ZTT do Brasil
Já consolidada na Ásia, a ZTT do Brasil pesquisa e desenvolve soluções de armazenamento em Lítio há mais de 10 anos. Com anos de experiência e grande investimento em P&D, disponibiliza a melhor equalização de custo-benefício ao mercado de telecomunicações brasileiro.
Artigo desenvolvido por Bruno Azeredo – Coordenador Engenharia (Telecom)