A maioria dos provedores de internet ainda se depara com limitações na hora de fazer as avaliações da saúde de seus sistemas de backup de energia alimentados por baterias de chumbo. Por não permitirem um sistema inteligente de monitoramento e performance, as baterias de chumbo se tornam susceptíveis a falhas repentinas. Essas limitações acabam por comprometer a previsibilidade e desempenho de sua rede em casos de quedas de energia, e consequentemente o atendimento a seus clientes.
Mas atualmente, a realidade é outra. Com a chegada das Baterias de Lítio, novas ferramentas surgiram para o monitoramento da performance do sistema, como o Sistema BMS.
O que é o BMS?
Do inglês “Battery Management System” (sistema de gerenciamento de bateria), o BMS é um sistema eletrônico de alta tecnologia que gerencia as células de Baterias de Lítio realizando o monitoramento em tempo real e agindo de forma ativa para garantir a proteção dos elementos.
Esse sistema possibilita o monitoramento à distância, evitando assim rotinas desnecessárias de manutenção e gastos com deslocamento de equipes para realizar inspeções, e dessa forma garante mais economia no processo.
Para que o monitoramento de fatores como a performance, vida útil e desempenho das Baterias de Lítio sejam bem sucedidos, o BMS é considerado hoje como uma ferramenta essencial. Ele é responsável ainda por detectar e responder a operações que possam ser, de alguma forma, uma ameaça à sua boa funcionalidade, garantindo assim mais estabilidade e segurança ao sistema.
Quais são as principais funções?
O sistema BMS é responsável por garantir a segurança e a qualidade necessária que as Baterias de Lítio precisam para que funcionem corretamente. Para isso, executa atividades como:
– Detectar e responder a operações de nível elétrico que possam representar alguma ameaça à boa funcionalidade da bateria.
– Monitorar e sinalizar anormalidades nas temperaturas das células , BMS ou ambiente de operação.
– Controlar os ciclos de carga e descarga e apontar o fim da vida útil da bateria.
– Calcular o SOC (state of charge = estado de carga) das baterias.
– Monitorar a DOD (depth of discharge = profundidade de descarga) da bateria, para evitar excessos.
– Equalizar a tensão das células da bateria que estão desequilibradas.
– Externalizar ao usuário todas informações de operação de forma remota ou local
O sistema BMS é o que há de mais avançado em monitoramento de sistemas de backup de energia. Através dele é possível monitorar, controlar e prevenir problemas e situações que possam interferir na qualidade de performance e saúde da bateria. O que são enormes vantagens para os provedores de internet.
Portanto, se você, provedor, deseja potencializar o seu sistema de armazenamento de energia, e principalmente economizar, precisa investir em sistemas modernos de Bateria de Lítio.