O Dia Mundial da Qualidade, comemorado anualmente na 2° quinta-feira do mês de novembro. Mas você sabe qual a importância deste dia dentro das organizações?
Atualmente, muitos não dão a devida importância ao setor de qualidade dentro das organizações, acham a comemoração desnecessária e consideram a qualidade como um mero certificado.
O que é qualidade para você?
Primeiramente, vamos refletir sobre como a qualidade afeta, direta ou indiretamente, a sua organização:
Dentro da sua organização, é possível gerir sem os conceitos do sistema de gestão da qualidade? Conquistar novos clientes e se manter no mercado sem certificação? Atender as necessidades e expectativas do seu cliente? Definir processos? Definir indicadores? Operação seguir de forma aleatória sem instrução de trabalho e treinamento? Contar com o engajamento e comprometimento de todos com a qualidade? Garantir produtos conformes? Retroalimentar as reclamações de cliente? Checar a satisfação do cliente? Abordar sobre melhoria continua? Reduzir os desperdícios?
No seu dia a dia, qual tem sido seu papel dentro da qualidade do processo, produto ou serviço? O que têm feito para atingir a qualidade? Qual importância do seu procedimento? Qual efeito da sua atividade no produto ou serviço final? Quais as melhorias foram implantadas no seu setor recentemente? Você deixa apenas para fazer as coisas do seu setor apenas próximo da auditoria?
A qualidade não deve ser responsabilidade somente de um setor, mas sim da organização como um todo. Como escreveu o autor Orison Swett: “A qualidade do seu trabalho tem tudo a ver com a qualidade de sua vida”. Por isso, é importante que seja implantado e incorporado por todos os colaboradores a cultura de qualidade, pois devem estar conscientes e de acordo com os valores estabelecidos pela organização, fazendo com que as pessoas trabalhem pela qualidade e não para a qualidade.
É importante também não esquecer dos prestadores de serviços que impactam diretamente na qualidade do produto ou serviços prestados pela organização, pois também devem seguir o mesmo propósito.
A qualidade na ZTT do Brasil
Desde sua implantação, a ZTT do Brasil se compromete com a qualidade. Inicialmente certificada na NBR ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) e posteriormente, evoluindo com a integração da NBR ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) em 2021. Acesse nosso site e saiba mais sobre nossas certificações e nosso compromisso com a qualidade.
A ZTT entende que a qualidade vai muito além de um atendimento normativo ou obrigação, é a gestão que promove a vida. A qualidade é um de nossos valores que deve ser lembrada e praticada no dia a dia e não apenas no dia mundial, com o propósito de buscar a excelência e satisfação em fazer o nosso melhor para entregar aos nossos clientes.
A cultura da qualidade em nosso dia-a-dia
A ZTT tem como propósito diário manter viva a cultura da qualidade. E sabe como fazemos isso?
- Envolvimento e engajamento dos colaboradores;
- Comunicação e treinamentos (política, integração, processos, interpretação dos requisitos das normas e outros);
- Treinamentos de inspeções;
- Auditorias;
- Tratativas de não conformidades;
- Avaliação dos fornecedores;
- Pesquisa de satisfação de clientes.
Além dos pontos mencionados acima, a ZTT continua buscando melhorias continuas nos processos.
Dia mundial da qualidade 2021
Em 2021, o tema proposto pela Latin American Quality Institute é Recuperar com Excelência – Qualidade Total, Sustentabilidade e Compliance. Colocando em pauta uma temática atual, que são as mudanças climáticas.
Por que comemorar este dia?
Sem dúvidas, já entendemos que a qualidade é um pilar fundamental para o sucesso das organizações. E uma organização é feita de pessoas, que diariamente fazem acontecer. Por isso, a ZTT põe em pauta o tema do Dia Mundial da Qualidade e preparou um dia especial para os colaboradores.
Raissa Queiroz – Analista de Qualidade na ZTT do Brasil