A nova rede 5G está chegando ao Brasil em definitivo. Uma tecnologia da qual você certamente já ouviu falar. E que promete mudar tudo!
Inegavelmente, o 5G é a nova geração de conectividade global apta a transformar o nosso dia a dia, impactar nossas vidas em torno da tecnologia da informação e, acima de tudo, das telecomunicações em geral.
Convidamos você a conhecer mais sobre o futuro do mercado de Telecom sob o ponto de vista do advento desta nova era chamada 5G.
Boa leitura!
O que é a nova rede 5G?
Como a própria sigla sugere, 5G é a quinta geração de tecnologia de rede de internet móvel, que irá trazer maior velocidade de transferência de dados, tempo de resposta (latência) menor, maior capacidade de dispositivos conectados e maior estabilidade ponta a ponta dessas conexões.
Assim como as outras gerações de redes móveis (2G, 3G e 4G), a internet 5G funciona através de ondas de rádio e promete melhorar consideravelmente a qualidade de conexão com uma maior velocidade de upload e download. Por falar em velocidade, a internet 5G possibilita a transferência de dados a 20 Gbps (gigabits por segundo). Só como efeito de comparação, a velocidade do 4G não passa de 1 Gbps.
Além disso, o 5G permite a implementação de novas tecnologias, as quais iremos mencionar mais adiante.
A rede que vai mudar o mercado Telecom
Como já foi dito no início, sim, o 5G irá mudar muito o mercado de Telecom! Irá transformar toda a sociedade e a forma como consumimos e nos relacionamos com tecnologia da informação (TI) e Telecom.
A princípio, a maneira como iremos contratar e consumir internet, planos de telefonia fixa e móvel e como iremos nos relacionar com todos os dispositivos tecnológicos ao nosso redor é apenas o início dessa revolução transformadora.
Qual o objetivo das redes 5G?
A realidade virtual, que na verdade é uma realidade distante de tanta gente, será acessível e estará ao alcance de todos. O monitoramento e upload de pacote de dados será ainda mais rápido e seguro. Testemunharemos uma nova era da Inteligência Artificial em aplicações médicas, cirurgias remotas e telemedicina.
Mais particularmente em nossos smartphones, tablets e computadores pessoais, vivenciaremos videochamadas e muitas outras funcionalidades comunicacionais sem nenhuma lentidão, onde quer que estejamos.
Sem dúvida, uma transformação sem limites que inclusive irá romper barreiras para que a internet abrace todos os aspectos do nosso cotidiano, desde um simples comando vocal para o acendimento de luzes em um cômodo da nossa casa, até a automatização superinteligente de uma linha de produção na Indústria 4.0 que está por vir.
5G: uma evolução para a Internet das Coisas (IoT)
Você já ouviu falar na Internet das Coisas? Se você está pensando que tudo com o que convivemos pode ser controlado pela internet, acertou. É basicamente isso que IoT, ou Internet of Things, em inglês, sugere.
Sobretudo, ela é a principal tecnologia dentre muitas que o 5G irá fazer decolar. Tantas novidades que ainda não saíram do papel ou do pensamento de cientistas, pesquisadores e inventores pela simples falta de uma rede estável, barata e de grande cobertura. Algo que será possível com o 5G.
A IoT pode dar inteligência e conectividade a praticamente qualquer coisa. Cidades poderão ter todos os seus serviços, sistemas e análises preditivas em uma rede inteligente. Unidades de salvamento ou contenção poderão ser acionadas no momento exato que um sensor detectar algo errado em uma edificação.
Ademais, a precisa comunicação entre veículos vai possibilitar que carros autônomos finalmente ganhem as ruas com eficiência e segurança. Ou seja, uma série de ‘coisas’, que até pouco tempo poderiam ser pano de fundo para ficção científica, poderá se tornar realidade com a IoT maximizada pela confiabilidade da rede 5G.
Como a fibra óptica vai ficar com a rede 5G
Irremediavelmente, a mudança de paradigma no mercado das telecomunicações que o 5G irá proporcionar obrigará as operadoras a repensarem seus modelos de negócio, focando mais soluções e qualidade em seus serviços móveis. Mas é pouco provável que isso, por si só, tire da fibra óptica o posto de principal modo de conexão no Brasil e no mundo.
Pelo contrário, a fibra óptica tem inúmeras vantagens que a tornam ideal para a implementação do 5G.
Para começar, não é comum um grande salto tecnológico liquidar uma tecnologia anterior. Por exemplo, o Wi-Fi não acabou com a conexão a cabo, nem a internet acabou com o telefone, certo?
Adicionalmente, enquanto as próprias frequências e espaços de banda das redes aéreas são finitas, o cabo de fibra óptica pode ser ampliado sempre.
Com relação à segurança, os cabos aéreos estão mais sujeitos a furtos, conexões clandestinas e danos por intempéries, rupturas e acidentes.
Já a implementação de redes subterrâneas de cabos fibra óptica de permite ao provedor planejar melhor o futuro de sua rede sem depender da concessão de postes. É possível instalar uma quantidade maior de cabos de fibra óptica em um único duto, dependendo de sua largura. Como o 5G exige maior qualidade de banda e abrangência, essa opção é ideal para garantir a capilaridade e o crescimento dessa tecnologia.
Somado a tudo isso, a tecnologia da fibra óptica tem baixo impacto ambiental, desde o processo de fabricação até a menor demanda de energia elétrica para seu funcionamento.
Por isso, a fibra óptica garante confiabilidade, estabilidade, segurança, sustentabilidade e, claro, velocidade de transmissão de dados, mostrando-se pronta para atender a futura expansão do 5G no Brasil.
A ZTT Cable domina a tecnologia de todo o processo de fabricação de cabos de fibra óptica há mais de 20 anos no mercado de Telecom.
A eficiência energética como prioridade na era 5G
Entender o 5G como um modelo disruptivo é o primeiro passo para analisarmos, e até antevermos, as infinitas oportunidades a serem exploradas em um futuro cada vez mais próximo.
É crucial que todas as empresas que façam parte do segmento de Telecom participem ativamente das discussões e se capacitem a receber essa nova era tecnológica.
Eficiência energética talvez seja uma das prioridades em meio a essa aptidão e preparo, principalmente entre os provedores de internet.
A implementação do 5G exigirá grandes e salutares investimentos em backup energético para garantir a viabilidade dessa nova era, que certamente demandará mais energia, pois terá maior quantidade de torres.
A Bateria de Lítio ZTT LifePO4 já está pronta e totalmente aplicável ao novo sistema. Fabricada com a mais moderna tecnologia, ela une eficiência, economia e praticidade. Além de leve e compacta, é projetada para ter uma vida útil mais longa, com mais autonomia, trocas menos frequentes e sem necessidade de refrigeração e manutenção.
Conte com a ZTT Cable para viver essa nova revolução com menos impactos possível. Somos a melhor escolha para o seu provedor de internet levantar voo quando o 5G se consolidar no mercado Telecom.