O ano começa em ritmo acelerado para o mercado de Telecom, isso porquê a transformação digital traz, cada vez mais, novas tendências em 2022 para o setor.
Prestes a completar 2 anos em pandemia, o mundo precisou se adaptar à transformação digital. Ou seja, aspectos como o distanciamento social e a ampliação do trabalho remoto trouxeram novos desafios como, por exemplo, a exigência de tecnologias que permitam maior integração e colaboração entre equipes.
Isso reflete diretamente nos mercados de Telecom e TI, e nas evoluções e inovações que estão por vir nos próximos anos. Então fique com a gente para conhecer as principais tendências para o mercado de Telecom em 2022.
1) Chegada do 5G no Brasil
O final do ano de 2021 marcado pelo leilão do 5G no Brasil. Agora, as operadoras que arremataram lotes do leilão têm até 31 de Julho de 2022 para implantar a tecnologia no país, começando pelas 26 capitais e o Distrito Federal.
Sem dúvidas, a chegada do 5G fará com que os setores de Telecom e TI passem por uma das maiores revoluções de sua história, com o surgimento de inúmeras soluções com maior velocidade, qualidade e menor tempo de resposta.
À primeira vista, poderemos perceber o impacto da tecnologia em vídeos chamadas, transmissões ao vivo, em jogos online e na estabilidade da conexão. Mas a tecnologia do 5G vai além, traz ao mercado brasileiro novas oportunidades de negócio em diferentes setores como: veículos autônomos, indústria 4.0, cidades inteligentes e telemedicina, e também setores como lazer, segurança pública e educação.
2) Digital First e Remote First
No cenário da pandemia, o distanciamento e a preferência por serviços que pudessem ser oferecidos digitalmente ficaram em destaque. O modelo Digital First nada mais é um modelo de cultura organizacional que prioriza o uso de serviços digitais em vez dos tradicionais.
Do mesmo modo, a cultura do Remote First busca fazer com que todas as tomadas de decisões e processos de uma empresa sejam feitas online. Sendo assim, o escritório e outros locais de atividade presencial são apenas mais um possível espaço de trabalho, não mais o palco exclusivo de todas as interações. Com isso, a exigência por conexões de banda larga com foco no qualitativo só tendem a crescer.
3) Total Experience (TX) ou Experiência Total
Nos últimos anos, muito se ouviu falar em User Experience (UX) ou, traduzindo, experiência do usuário. A Total Experience (TX) surge como a evolução do UX, pois promove uma experiência mais completa e satisfatória para todos os stakeholders de uma organização, em todos os pontos de contato – sejam eles físicos ou digitais.
A Experiência Total traz a união de quatro estratégias fundamentais: Experiência do Empregado (EX); Experiência do Cliente (CX); Experiência do Usuário (UX) e Multiexperiência (que representa as diversas formas de interação em todos os pontos de contato).
4) Tecnologia VoIP
Em 2020, uma pesquisa realizada pela ANATEL identificou a queda no uso de serviços de telefonia fixa em 1,27%. E com a tecnologia VoIP (Voz sobre o Protocolo de Internet), a tendência é que esse índice seja maior.
A tecnologia VoIP permite a realização de chamadas telefônicas por meio da internet, bastando o uso de um dispositivo integrado a um software de conexão e um acessório de escuta.
Em contrapartida, os aparelhos de telefonia fixa também poderão funcionar com a tecnologia, por meio de um dispositivo ATA (Adaptador para Telefone Analógico), que realizará a adaptação da estrutura.
As chamadas digitais e vídeo conferencias já são parte da nossa realidade, porém a VoIP vem como uma das tendências em 2022 para as empresas que buscam aumento de produtividade e redução dos custos com telefonia.
5) Interoperabilidade
A interoperabilidade é a capacidade de comunicação eficiente entre sistemas. Os OTT (Over-The-Top) compreendem diversos serviços e a transmissão de dados para criar listas customizadas, de acordo com as preferências dos clientes.
Atualmente, grandes empresas como Amazon e Netflix já utilizam a interoperabilidade e, a tendência é que avance para o mercado de Telecom com o objetivo de inovar e oferecer soluções mais integradas de comunicação.
Dessa forma, o mercado de Telecom continuará sendo um dos protagonistas da transformação digital, com a tendência de um crescimento constante nos próximos anos devido a exigência por maior conectividade. E, com a maior demanda digital, vem a necessidade de contar com soluções que atendam o mercado de forma eficiente e qualitativa. A ZTT, que está no Brasil desde 2011, traz ao mercado Telecom soluções de conectividade de redes como: Cabos Ópticos, produtos FTTx e Baterias de Lítio.
Quer saber mais sobre as soluções que a ZTT tem para você?
Acesse aqui e conheça nossa linha de produtos.