É fato que a similaridade entre os nomes dessas estruturas de construção de rede causa bastante confusão entre aqueles que não tem tanta familiaridade com esse universo. E se você se identifica com esse grupo de pessoas que ainda não conseguem diferenciar a estrutura de cada um, vamos juntos esclarecer a diferença entre eles.
Para começar essa explicação, é preciso ter em mente como o tráfego de dados funciona. Basicamente, para os dados saírem de fontes que podem estar localizadas em diversos lugares do mundo, e percorrerem o longo trajeto até chegar aos nossos dispositivos móveis ou computadores, precisam contar com a ajuda de algumas pontes para fazer a intermediação das conexões. Essas pontes são conhecidas como Backbone e Backhaul.
O que é Backbone de fibra óptica?
Um dos maiores diferenciais é a capacidade que tem de percorrer longas distâncias e a rapidez com que consegue executar os percursos. O Backbone coopera com grande efetividade, no percurso dos dados entre a operadora e os servidores. Dessa forma, ele se responsabiliza por interligá-los e fazer com que os dados cheguem corretamente às redes periféricas.
Essa estrutura tem uma enorme importância na transmissão de dados. E devido à sua essencialidade para um funcionamento bem sucedido da internet, ela é conhecida também como espinha dorsal.
Eles são divididos por localizações internacionais ou intercontinentais, e podem fazer a conexão entre diversas redes, além de receber os cabos submarinos e interligá-los a redes de menor porte. Uma vez que esse seja uma rede que carrega uma enorme quantidade de dados, ela precisa, necessariamente, contar com uma tecnologia de ponta para conseguir executar sua função.
O que é Backhaul de fibra óptica?
Agora estamos falando de uma estrutura que é a responsável por conectar as redes periféricas e o Backbone, e que também pode ser chamada de “laço de volta”, por ser o ponto de conexão encarregado por levar os dados diretamente até nós, consumidores finais.
Falando de uma rede de internet, essa rede é que faz a pré e pós conexão do Backbone aos demais pontos de conexão, o que torna os sites mais acessíveis a um maior número de pessoas.
Como vimos, as funções do Backbone e o Backhaul são bem similares, por isso eles acabam sendo confundidos com frequência. Eles trabalham juntos e dependem um do outro, porém suas estruturas têm capacidades diferentes, o que pode ser considerada a maior distinção entre eles.
E para entendê-los de uma vez por todas de uma forma prática, basta imaginar uma situação em que, por algum motivo, eles parem de funcionar. No caso do Backbone, a conexão com a internet será completamente interrompida, enquanto, nessa mesma ocasião com o Backhaul, somente o acesso a alguns sites será limitado.
Fibras Ópticas
Consideradas como a tecnologia mais avançada em transmissão de dados, elas constituem as estruturas de Backbone e Backhaul, e podem circular à uma velocidade de até 100 terabytes por segundo através delas.
A ZTT possui uma linha completa de Cabos Ópticos para construção de redes, sejam eles para Backbones ou Backhauls. A linha abrange cabos aéreos ou subterrâneas, com uma capacidade de até 144 fibras. Quer saber mais sobre como nossa linha de Cabos Ópticos pode ajudar na otimização da transmissão de dados da sua empresa?